27.8.05

A criação de "A ciência" por Sr. Tony!

E Deus criou a ... Ciência!

Quando as pessoas dizem que a religião é a nossa salvação, ou que é a raiz dos nossos males, o que é que estão a dizer? E quando dizem que Deus existe, ou não, a que se referem? Ou que existem x milhões de católicos. Como se chega a essa conclusão?

Começando, por exemplo, por esta última.

O que faz alguém ser católico?

Acredito na sociologia como ciência credível. Principalmente porque dou crédito a estatísticas. Mas também sei que os resultados das estatísticas dependem daquilo que se procura. Depende das perguntas que se fazem, e como se fazem.

Mesmo sendo o catolicismo uma das religiões mais uniformemente institucional que existe não é fácil.

Se for católico aquele que seguir fielmente os mandamentos emanados da instituição católica (ex: proibição do aborto; proibição de matar e roubar; sexo só para reprodução; proibição do divórcio; caridade; rituais, oração, etc.) então o número de católicos no mundo é muito reduzido. Digo eu...

Por outro lado se a fonte for a estatística da própria instituição, esse número é, com certeza, gigante.

E se depender de uma pergunta a cada um: qual a sua religião?

Isso já dependeria do que cada um entende por religião.

A maioria dos que se auto-consideram católicos não sabe dizer quais as convicções metafísicas dessa igreja, nem é praticante das recomendações eclesiásticas, nem participante minimamente regular dos seus rituais. Então porque raio se considera católico? Talvez seja por ser essa a tradição, ou porque os seus pais também diziam que eram…

Acho que na Europa meridional as pessoas se dizem católicas porque por estas bandas se viveram séculos sem fim, não só de monoteísmo teológico, mas também e sobretudo de monoteísmo institucional (desculpe o uso inadequado)! O catolicismo confundiu-se com a vasta tradição cultural cristã: o cristianismo. Assim, se acreditam em Deus (seja lá o que isso for!) devem ser católicos... Mesmo que, na prática, não façam nada recomendado pela respectiva instituição!?!

Quem tem legitimidade para dizer o que é (ou quem é) católico? Todos. Ninguém. É o que se quiser!

Fico sempre extremamente desconfiado das estatísticas que nos dão os dados sobre convicções e outras coisas “espirituais”.


2 comments:

António said...

Quanto aos erros...
Eu ainda estou pior! Digo-o com tristeza. Mas já enm sei o que fazer. E a escrita (e leitura)na WWW não ajuda nada!

Enfim. Não morremos por isso.

Sobre o tema e o coment:

1-Acho que o facto rchave de escolha do que dizem ser a sua religião foi bem apontado: local X familia. Liberdade (no sentido de escolha) pessoais é algo sempre menos importante.

Em termos de liberdade, o ponto mais frequente é o não exercer de liberdade alguma. Entre pressoes sociais e genéticas sobra muito pouco.

2-É sempre engraçado reparar que na tradição hindu, como disseste, tende a ser mai sreceptiva a receber mai se impor menos. E, pela força de tanta dferença acabou por gerar mais tolerância. E eu gosto disso.

No entanto parece-me que esta obsevação é algo qu esó pode ser feita e apreciada por quem está fora e vendo a globalidade. Porque lá no meio aquilo é uma guerra pegada...heheheheh

3- Acho o conceito de meme interessante. eu gosto do conceito de incosciente. Nomeadamente do inconsciente colectivo. Permite perceber mai sou meno so mesmo da mesma forma.


Bem...vamso continuando...divagando...filosofando.

Hasta .

Anonymous said...

Muito interessante esta tua abordagem... Mas não poderia deixar passar em claro a parte da sociologia ;)
A sociologia como a entendo é tão credível como o ser humano... pois vive dele e para ele... A estatística é por si só uma outra ciência e provavelmente a mais falível de todas e aquela que 'nos' leva a cometer mais erros... Resumindo acredito na Sociologia até porque vivo dela e jamais por dar ou não crédito à malvada estatística! É só um desabafo :)

m