23.8.05

Ser ou não ser

Definições, catalogações, rótulos e coisas tais....

A certa altura da minha vida interessei-me muito por linguística. Semiótica se preferirem.
Os aspectos gramaticais e ortográficos não me estimulam muito. É a semântica que me excita.O significado das palavras e das coisas. A relação entre as palavras e a realidade. Como se acede ao conhecimento e se o transmite através de símbolos (letras neste caso). Como o entendimento é condicionado e limitado pelas formulas que usamos para transmitir os conhecimentos.
Enfim...o poder da linguagem!
E como isso tudo condiciona a minha percepção e conhecimento, de mim mesmo e do mundo de que faço parte. É muito interessante.
Interessei-me principalmente por palavras tais como: vida, morte, certo, errado, mal, mau, bem, bom, amor, medo, energia, seita, existir, ser, realidade, verdade, religião, ciência, filosofia...
Usamos essas palavras com uma grande frequência. São muito importantes. Mas, sabemos o que estamos a transmitir através dessas palavras? O que elas querem dizer? Qual o link que elas fazem em cada pessoa que as ouve? Qual a história de cada uma dessas palavras? É muito interessante. E pode mudar toda a nossa prespectiva sobre a realidade e sobre nós mesmo.
Não interessam as conclusões a que cheguei. Ou se cheguei a alguma!
É simplesmente interessante e poderoso. Sugiro a todos os qu etem interesse em filosofia.

1 comment:

Anonymous said...

Somos todos iguais.