17.5.06

War!

War!

Várias vezes penso em coisas negativas…Umas muito recorrente tem a ver com a crónica anterior, das fragilidades e efemeridade.

Para mim nós vivemos no paraíso. Um paraíso que não é fácil. Um paraíso feito de luta e esforço constante. Mas ainda assim num paraíso. Feito de muitas oportunidades e possibilidades fantásticas. Feito de muito prazer e satisfação. Uma sensação quase “mística”, como se a vida fosse uma dávida mágica que nos é dada. Um paraíso que eu tantas vezes desprezo e sobretudo desaproveito.

E talvez seja pela sensação que não estou a retirar da vida tudo o que poderia, e não estou a construir tudo o que gostaria, que me frustra saber que tudo é tão efémero. E que não há segunda chance. Não há Ctrl Z!

O que está feito não pode ser desfeito, e o que não foi feito já não se pode fazer.

E os ses… os ses muitos verosímeis.

A mim assaltam-me alguns tais como:

E se entrar-mos em guerra? Daquelas que houve há pouco mais de 50 anos. Ou outra mais pequena mas tão presente e perigosa como as grandes. Como reagiria? Seria o fim disto que eu chamo paraíso ou um estado das coisas onde eu até me adaptaria melhor e usufruiria mais?

E se não chegar a tanto, mas o sistema económico desabar? Desabou na Rússia…De um dia para o outro pessoas com um grau de educação altíssimo viram o seu mundo ruir e tiveram de emigrar para limpar as nossas casas, servir de putas nos bordeis e levantar tijolo para broncos e preguiçosos!

E se realmente os chinocas e os indianos passarem a dominar o mundo, compo se prevê, acabando definitivamente com o nosso já longo reinado, e nos tratarem como nós os tratamos a eles. Ou previsivelmente pior!

E se um alucinado qualquer resolve fazer tudo explodir num caos atómico para incendiar o que para ele é um inferno, ou simplesmente porque lhe apetece!

E se um virus qualquer resover evoluir ás nossas custas, dizimando-nos sem que nós sequer percebemos...

Ás vezes damos por seguro, “adquirido”, algumas coisas boas, tais como 3 refeições diárias (excessivas) democracia parlamentar, sistema económico cheio de vitalidade, desemprego baixo, segurança nas ruas, segurança social…

Temos isso tão seguro e adquirido que até achamos pouco. E maldizemos. Dizemos mal dos políticos, sonhamos com sistemas idílicos, etc.

Sei lá…

Para alguns o caos, a guerra, e coisas que tais funcionam bem. São a sua oportunidade.

Acho que prefiro não saber.
(Só o facto de gastar tempo a pensar isto já me enerva!)

4 comments:

PsiTra said...

o mundo é perfeito porque não existe! lolol

António said...

"nos com a nossa idade...em qualquer outra epoca ja teriamos passado pelo trauma de uma guerra...

nao que a deseje...mas apenas que tenhamos consciencia do "aconchegados" que somos...."

era exactamente esse o ponto que queria expressar!

E é isso mesmo: a insatisfação.

A angustia existêncial!

Deve ser por isso que somos tão....filosofos!

(triste...)

rsrsrs

Inha said...

O ser humano é um animal insatisfeito que não sabe dar o devido valor àquilo que tem. Quer sempre mais do que o que pode comer e vestir e gastar. Recebi nouto dia um e-mail que me pôs a pensar seriamente sobre isso e que terminava mais ou menos desta forma: "se estás a ler este mail fazes parte dos 5%(+/-)da população mundial a quem não falta nada..."
Nós que estamos aqui a conversar fazemos parte de uma "elite" de 5% da população mundial.

Os restantes 95% podem lembrar-se disso de repente.;)
O grave problema é que a responsabilidade disto é de 0.01% da população mundial: os poderosos detentores das armas e do grande capital.

É de tirar o sono a qualquer um!


BeijInha

Sonia Ferreira said...

sejam quais forem os "SE"s... tudo está (sempre) certo!

Onde é que eu já ouvi isto? Ou terei lido? :)