17.12.05

Nudismo


Falar com as pessoas, sobre elas mesmas, de forma demasiado franca não costuma ser muito boa ideia. Mesmo que a intenção seja ajudar, dando uma perspectiva externa.

Quanto melhor é a análise pior! É fazer com que a pessoa se veja ao espelho. E muitas vezes não está preparada para isso. Não está apta a confrontar-se com o que é. E ainda é pior pois é um reflexo que não é conseguido na intimidade. É imposto externamente. É exposição. A pessoa sente-se nua, fragilizada e ainda mais insegura.

Quem expôs, muitas vezes família ou amigos com carinho e a melhor das intenções, é afastado, por se ter comportado como um voyer, que mira dentro da pessoa, a sua intimidade, até mais profundamente que ela própria. E pior! Exibe a exposição, de forma indolente, à própria vitima! Pior ainda se é publico...aí é vandalismo puro!

Por isso o bom senso aconselha que nos limitemos nas intimidades. Não podemos dizer tudo, da mesma forma que não aceitamos que nos digam tudo. Temos de deixar que os outros se sintam seguros nos seus mistérios e possibilidades imprevisíveis. Tal como nós achamos que temos os nossos. Temos de dar espaço aos outros para serem ignorantes e cometerem erros, confiando na sua inteligência para aprender e dar a volta por cima. Temos de deixar os outros serem eles próprios, mesmo quando isso ser inconscientes e inconsequentes sobre si mesmos e sobre o mundo. Temos de compreender e aceitar, estar junto mas não interferir. Ser humildes. E saber que as amizades não se beneficiam com paternalismos. Aliás, até as relações paternais o dispensam!

3 comments:

Mary Lamb said...

As caisxas de comentários estão cheias de mal entendidos...
Mary

Anonymous said...

Perspectiva interessante, que nunca me ocorrera. Confesso que tendo à análise e teorização dos comportamentos dos que me são próximos e queridos. E na maioria das vezes acertando na "mouche" devido à minha personalidade tendencialmente observadora e intuitiva... parece-me que terei que moderar esta tendência, porque de dacto, deve magoar... Parab´nes pelo blog! voltarei!

bjs

CELIAJOAO said...

Tendo em conta que já estive muito mais longe, nesta a que chamo caminhada da vida, queria tanto ser mais assim!!!!