11.7.05

Boom!bastic..

Boom!bastic..

Mais um atentado à nossa bela paz. Mais um round ganho pelos terroristas!

Porque isto acontece? Mais importante: como isto se impede?

Estas coisas sao horrendas. Mas o choque intenso deve-se a estar a acontecer em nossa casa. Porque nos está a acontecer a nós! E porque aqui raramente acontece. Porque nos faz parar do ciclo em que estamos absortos. Como o Luis disse:"...porque nos vemos por um lado a viver para sempre, a ser jovens, ricos e bem sucedidos...."

Em muitos paises (especialmente Africa e médio oriente) há guerras de todas especies. Em muitos locais do mundo explosoes e mortes de familiares e amigos sao comuns. Quase banais. Mais do que diarios... Explosoes de bombas que as nossas naçoes produzem, vendem e em muitos casos lançam e detonam directamente! Bombas que fazem guerras onde estamos envolvidos (directa e indirectamente) e que permitem que na nossa terra haja riqueza, liberdades, segurança, conforto, bem-estar, paz, direitos humanos, etc. Sao guerras de exploraçao e dominio. É o nosso poder que está em jogo. É o poder de sermos quem queremos que está em jogo quando fazemos e estimulamos os jogos de morte alheios. É fod## pensar nisso. Pelo menos para mim.
Pois é. E mesmo assim, no meio desta riqueza, segurança toda há cada vez mais problemas de depressao... Pessoas que nem sabem a sorte que têm. E muitos que nem sabem porque tem tanta sorte. Nao lhes custou obtê-la! Sempre tiveram demais com demasiadas facilidades. Nao têm porque lutar. Alguns afogam-se em depressoes. Outros lutam contra si mesmos! Contra a propria sociedade que lhes facilita demasiado a vida! Contra os pais. Contra o governo! Os poderes instituidos em geral. A globalizaçao. O G8. O Bush... Qualquer símbolo que represente a proeminencia da nossa sociedade ocidental: a causa da sua depressao e neuroses! Enfim! Desculpem-me! Isto é um desabafo. Irritam-me os que sao contra tudo e todos por nao saberem o que sao e o que querem. Os ditos "anti-globalizaçao" que sao a maior expessao daquilo que criticam, e só existem porque se aproveitam de tudo o que criticam! Aqueles que sao a favor de perdoar a divida ao terceiro mundo! Porquê? Essa divida é na grande maioria a contar-parte da compra de armas que esse terceiro mundo usa para se matarem uns aos outros por questoes de m... E nao acreditamos que somos todos iguais? Entao nesse terceiro mundo também tem de ser igualmente responsaveis! Responsaveis pelas suas dividas. Responsaveis pelos seus erros e incompetencias! Se há igualdade (também se pressupões igualdade de capacidades) então para que passar estes atestados de menoridade cheios de paternalismo, que em nada ficam a dever ao antigo colonialismo? Estes "bonzinhos" da anti-globalizaçao acham por acaso que habituar os pobres a serem irresponsaveis lhes resolve algum problema? Acho que na realidade só querem perdoar a divida aos pobrezinhos para atenuar a sua desorientaçao e atenuar um sentimento de culpa com que gostam de se e de nos impregnar! Nao contem comigo! Nao sofro desse sentimento de culpa pelo facto de fazer parte da parte rica e ocidental do mundo!
Grrr...
Enfim. Voltando ao assunto. O que fazer? O que pensar?
Será que estaria disposto a perder riqueza (de varios generos, por ex: cultural) e liberdades para permitir que outros tivessem mais, em prol de um equilibrio que nunca houve e duvido que exista, para além da teoria.
Será que tendo os outros mais riqueza poder e liberdade nao a iriam utilizar, como nós, para ter ainda mais riqueza poder e liberdade, obtendo o máximo que pudessem á custa de todos os que nao tenham força oponente a altura? Nada me faz pensar que os outros sejam melhores do que nós... Nada me faz pensar que concessoes nossas nao seriam tomadas como fraqueza e contra-atacadas, ao invés de reconhecidas e agradecidas. Enfim. Acho que nao somos assim tao maus. E as nossas (sim: as de todos nós) políticas também nao. Simplesmente nao somos perfeitos.
E os outros também nao sao de todo burrinhos. Eles também vao percebendo o jogo. E jogando! E quando a pressao (neste caso das desigualdades) fica muito grande, começam a saltar umas tampas! Neste caso em Londres!
Nós fazemos terrorismo de alto indice tecnologico (tipo video game) legitimado pelas instituiçoes de direito internacional que nós mesmos criamos e dominamos. Eles vêm como ratos, por baixo, encondidos, mas muito determinados.
Como pará-los? Acho que nao da! Vamos parando uns mas outros acabam por passar! E o problema é que armas de destruiçao massiça já começam a estar ao alcance de muita gente.
Ainda estamos muito a frente. Mas alguns poucos rounds parecem ter o efecto drástico desejado: tirar-nos de nós mesmos o estatuto de inatingiveis. A seguir, quiçá, o de invenciveis...E entretanto as liberdades e confortos civicos do nosso mundo já se começam a encolher!
Dos quatro da cimeira dos Açores só Lisboa ainda nao... nao vale a pena chamar o azar!

1 comment:

Anonymous said...

mais uma vez em grande e polémico... ;) m