6.5.06

Way of life

Demografia e o nosso “way of life”

Há pouco tempo li uma entrevista com um importante sociólogo-demografo deu a uma revista portuguesa.

Muito interessaste.

Afirmava que o futuro é o das gerações futuras. E as gerações futuras herdam, em grande medida, a cultura dos seus pais. Pelo que o futuro tende a ser próximo da cultura dos que agora têm mais filhos, e poder de os educar.

Isso significa desde logo que será mais religioso, já que os religiosos ocidentais, sul e centro americanos e os africanos têm mais filhos.

Também significa que a Europa será cada vez mais dependente daqueles que agora emigram de Africa (invasão islâmica incluída), da Ásia e da América do Sul. E que a China vai ter problemas muito graves devido ás politicas de restrição da natalidade que pratica. E os EUA, a Índia e o Brasil apresentam uma renovação social mais “segura” e heterogénea e, portanto, são um “investimento” mais seguro.

Assim, entre crescimentos descomunais e desequilibrados na Ásia (onde a individualidade é menosprezada ao grupo), invasões de fanáticos religiosos pobres do sul, e um reavivar da reliogidade tradional por cá, onde ficam valores tais como: democracia liberal com "preocupação" social; individualismo; liberdade de expressão com tolerância e moderação; laicismo; naturalismo; etc.? Nos filhos que não produzimos não ficam por certo…

Bye bye “our way of life”!

Dá-me a impressão que o mesmo egocentrismo que deu aos europeus o domínio do mundo durante alguns poucos séculos, agora nos vai enterrar! É que antes a motivação era a sobrevivência, e isso dá muita força. Agora só queremos “não ter de nos chatear…”

(Talvez esteja a ser demasiado dramático. Estou com dor de cabeça.)

3 comments:

PsiTra said...

Ele esquece-se da tendência natural de rebelião contra os valores dos pais...

António said...

Não, ele não se esqueceu...

A rebelião é adolescente e passageira...depois os filhos acabam por se tornarem pais, e quase iguais a eles! Aliás, os mais rebeldes tendem a tornar-se os mais conservadores!!! Como os hippies da decada de 60/70: quiseram deitar o sistema fora e não tinham nada para por no lugar! Na decada de 80 viu-se a rebeldia que tinham para dar...

Quem se enganou fui eu. E agora que reli o texto isso é-me óbvio.

Que alucinação me passou pela cabeça para achar que os valores que apontei eram "nossos"?!!?! Nunca foram nem são os predominantes na "sociedade ocidental".

PsiTra said...

lol vocês estão a ficar velhos...e jarretas! :P Qual sic transit? Roma ainda cá está!