22.9.05

Costa azul

Nasci em Leiria e lá vivi.

Também vivi e cresci com a minha avó pelos campos da aldeia.

Mais crescido e cigano deambulei bastante. Nazaré. Caldas da Rainha. Baleal. Lisboa. Porto. Dentre em breve Espanha.

Mas além de cidadão do mundo considero-me também Alcobacense!
Alcobaça

Foi em Alcobaça que vivi mais tempo e que me formei como pessoa. Foram lá as minhas primeiras e mais importantes experiências de trabalho. E até foi lá que me iniciei no Yôga. Entre muitas outras coisas importantes e agradáveis.

É uma cidade muito bonita. Pequena mas sede de concelho enorme. Com afamados campos agrícolas e algumas das melhores (e menos congestionadas) praias do país. Histórica e preservada. Cresceu muito, mas não tanto como as vizinhas Caldas ou Leiria e isso permitiu-lhe crescer mais em qualidade preservando bastante beleza e carácter. Antigamente era aristocrática, mas sempre teve uns loucos! Agora é simplesmente calma! Demasiado calma.

Para viver em permanência não dá. Mas quando cá volto ainda tenho a agradável sensação de estar em casa. Ainda é daqueles sítios onde dá para sair e encontrar os amigos, mesmo sem combinar! E se os amigos nunca são muitos, é certo que numa cidade pequena os "conhecidos próximos" são sempre quase todos! Nunca se é um estranho. Para o bem e para o mal!

Nazaré

O concelho da Nazaré é geograficamente envolvido pelo de Alcobaça. E sempre houve alguma rivalidade. Mas hoje as coisas típicas e suas identidades estão muito esbatidas…

Na Nazaré pesca já há pouca (e pobreza muita)! É mais turismo de praia. E realmente aqui ainda há muita coisa típica e muito engraçada para quem vem de fora.

Há muitos anos que os meus pais cá têm casa e ainda é a nossa casa de praia preferida. Continua a ser muito agradável cá estar, mesmo agora que estou em férias forçadas. A vista é linda em qualquer altura do ano.

As praias próximas, tanto as do concelho da Nazaré como do de Alcobaça, são das melhores do país. Especialmente o trecho da Légua até á Povoeira, passando pelo Vale Furado e pela Paredes de Vitória. Estas últimas as praias mais bonitas do país, dignas de postal turístico!

Nesta altura do ano já é ciclo de Inverno e quase não há turistas. Mas ainda há Sol. E ondas!
Tenho aproveitado. Do mal, o menos…

Vale a pena cá vir. Para quem não é local fica o convite

No comments: