What the bleep?
Um filme óptimo que vimos hoje depois do curso, na própria Unidade.
Usualmente tenho muito cuidado em relação a co-relações entre ciências e filosofias. Parece-me que muitos autores aproveitam as ciências (especialmente as novas e ainda pouco sedimentadas) para justificarem ou credibilizarem as suas próprias verdades. E quase sempre abusivamente. Associam e misturam conceitos que ignoram. Tiram-nos dos seus respectivos contextos e constroíem novos entendimentos que nos fazem querer ser perfeitamente provados "cientificamente" (para que os aceitemos como indiscutivéis) . É ainda pior que a ditadura cultural que os AIVC (Auto-Intitulados: Verdadeiros Cientistas), a maioria físicos teóricos, tentam fazer na actual tradição cultural cientifica.
Ressalvando este MAS... vale a pena ver.
É algo como um documentário criativo. Feito com base nos testemunhos de vários pensadores. A maioria deles fisicos e biólogos. A base é esse novo campo a que se chama: fisica quântica. Ou como um dos pensadores disse, a fisica das possibilidades!
Partindo daí aborda os mais diversos e comuns temas filosóficos: a consciência, a realidade, a percepcção, a verdade, etc.
Para estudantes e praticantes de Yôga é uma delícia. Especialmente para aqueles que praticam e estudam partindo de um ponto de vista naturalista, como é o nosso caso no SwáSthya.
Está lá tudo: a consciência observadora; a união e integração; a percepção; a verdade; os condicionamentos; as emoções; a transformação da realidade e da matéria; etc. Tudo sem nunca mencionar Yôga e Sámkhya ou Vêdanta. Dito por sábios de várias ciências com o seu vocabulário típico, bem preciso, detalhista e naturalista.
Aconselho vivamente a todos os que tenham interesse em filosofia.
Pelo que percebi fez bastante sucesso nos E.U.A. . Logo também deve ter sucedido o mesmo na Grã-Bretanha. Não sei se passou em cinemas e se está nos circuitos comerciais. Mas na net está concerteza.
Vale muito a pena.
António
No comments:
Post a Comment