16.7.05

Barcelona

Barcelona é já bem conhecida! Sem dúvidas uma das principais cidades da Europa, ao nível de Paris, Roma, Madrid, Berlim etc. Só Londres se pode destacar em termos de potência economica e cultural.

Gostamos muito da cidade. É muito cosmopolita. Agora é excessivamente quente (hoje 40 graus!) e turística.
A cidade é extremamente turística, e durante três meses do ano ( 15 de Julho a 15 de Setembro) o turismo é a principal actividade da cidade. Nesssa altura uma parte importante dos Barcelonenses (!?) emigram para férias.
Segundo constatamos com amigos locais a populaçao flutuante, tanto de espanhóis como de estrangeiros, é imensa, e a maioria dos jovens (enter os 20 e 30 anos) apenas se mantém alguns meses ou anos na cidade. Isto já diz muito sobre a instabilidade populacional da cidade.
Além dos catalaes ha muitos espanhóis de outras paragens e muita gente de todo o mundo: europeus de todas as paragens, argentinos, brasileiros, chinocas, indianos, muitos arabes de várias arábias...

Também aqui se valorizam muito os regionalismos, nacionalismos e independentismos. O Catalao é uma lingua diferente do castelhano comum, embora seja parecida e acessivel. Todos falam castelhano também. A afirmaçao perante o centralismo de Madrid é uma luta constante para os catalaes ( e para os Asturianos, Bascos, Galegos, etc.)
A cidade é bastante grande sem ser gigantesca. Algo ao genero de Lisboa, mas mais concentrada e densa. Isso conjugado com um numero de turistas gigante faz a sruas fervilharem de vida. A paisagem nem se compara com Lisboa, mas tem bairros muito bons. Especialmente a Gracia e o casco antigo. É bem bonita, organizada e agradável.
Estamos em casa de um amigo da Joana no bairro da Gracia. Antigamente este bairro foi uma cidade autonoma de Barcelona. Agora é centro da cidade. É uma espécie de Bairro alto, só que muito maior, com muita vida para além da vida nocturna que também é bem intensa. Além de preservar algo de bairro tipico, é também um dos que está mais na moda, sobretudo entre jovens.
Yôga

Aqui existe muito Yôga (e ióga também). Há tradiçao de Yôga na cidade (Antonio Blay), e estao cá presentes as várias linhas e estilos mais conhecidos. Além das diversas escolas também já há trabalho desses Yôgas em várias academias. E, claro, também já há SwáSthya Yôga. Melhor: aqui há SwáSthya sem as paranóias (e sobretudo os paranóicos) tanto pró como anti Swásthya...

A cidade é óptima. Para ser perfeita só precisaria das ondas da Linha de cascais e da costa da Caparica. Ehhehehe.
Ainda estamos a pensar. Talvez venhamos cá viver...

No comments: