16.7.05

Opçoes...

O que é melhor?

Algumas pessoas sempre viveram em cidades grandes (mais de 1ooo.ooo). Outras só em cidades pequenas ( até 150.ooo) ou médias (de 150. ooo a 1 000 000).
Eu já vivi em várias cidades diferentes de várias dimensoes: Lisboa, Porto, Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, ilha do Baleal...
Até agora só consegui perceber que cidades muito pequenas me atrofiam. Têm o seu encanto e vantagens. Mas sao demasiado limitadas a todos os níveis. Após pouco tempo o estado mental começa a raiar a loucura!
E entre cidades grandes e médias? Entre cidades tipo Lisboa, Barcelona ou Londres e Coimbra, Braga, Donostia, Gijon? Ainda mais se essas cidades médias forem as cidades espanholas que em geral têm optimo nivel económico e cultual.
Adoro o aspecto cosmopolita das grandes cidades. Incluindo o poder ser totalmente anónimo. Por outro lado o tempo de vida que se perde em transportes e as consequências associadas sao verdadeiramente desgastantes e stressantes.
Uma metrópole tem um potencial imenso. Quase ilimitado. Possibilidades sem fim! Há mercado suficiente para todos os "nichos". Mas o que interessa ter muitas possibilidades se acaba por nao se poder aproveitar quase nada delas. As oportunidades também geram muita dispersao. É preciso conhecimentos, $ e sobretudo tempo para aproveitar minimamente o que uma metropole tem para oferecer.
Um amigo meu, que trocou Lisboa pela ilha do Baleal, uma vez disse-me uma coisa que ficou a fazer eco na minha cabeça: "do que me interessa estar no meio de milhoes de pessoas se só conheço algumas poucas e convivo na prática com 5 a 10 delas, se muito... Aqui na ilha há apenas algumas centenas mas relaciono-me com quase todos, e tenho mais tempo para mim e para cada uma das minhas amizades..."
Dá que pensar.
É uma opçao por diferentes estilos de vida.

1 comment:

Anonymous said...

E uma boa opcao sim....

Mas na pratica..tirando as grandes cidades demasiado impessoais, ainda e possivel viver em pequenas "aldeias" dentro das cidades...

Luis