11.7.05

Asturias

Asturias

Oviedo - cidade paraiso

Os locais dizem que a sua cidade é um paraiso! Realmente é bem interessante. Organizada e muito limpa. Quase tudo tem muito bom aspecto. Tem coisas muito bonitas, como o inevitável "casco antigo". Uma noite tipica de cidade espanhola: boa! 200.000 habitantes a viver próximo do mar com uma qualidade de vida acima da média.
O que mais marca da cidade é o seu caracter universitário. A Universidade de Oviedo, que se estende para a cidade vizinha, Gijon.
Gijon
Mais agitada, turistica, industrial e cultural que Oviedo, de que está a menos de 20 minutos de carro! 270 mil habitantes a viver na praia com uma qualidade de vida acima da média(...a espanha está acima da média... e cada vez mais acima. Especialmente nestas cidades das regioes autonomas que têm tido um grande fulgor de ernovaçao desde o fim da ditadura espanhola)! Nao tao bonita como San Sebastian (uma das cidades mais bonitas do mundo, na minha opiniao), mas com grandes semelhanças geográficas e sociais. Enfim, bastante interessante.
Na realidade a regiao é um triangulo entre três cidades: Oviedo, Gijon e Alivés que estao a menos de 20 minutos entre si. O interior desse triangulo urbano é cada vez mais prenchido por indústria e comercio comum as três cidades, que enter si têm quase tudo. Só falta o aspecto mais cosmopolita que só as grandes cidades (e Donostia) têm . Este triangulo auspicioso está entre o belo litoral da Costa Verde e os belos Picos da Europa! De facto, interessante. Vale a ida.

No comments: