23.7.05

Nosotros e ellos

Portugal Portugal...
Quando passamos a fronteira algumas coisas se notam logo.
As estradas são logo menos, em pior estado e na grande maioria estão em obras! As grandes vias de entrada e saida do pais são uma vergonha! Deploravéis. IP 3, IP4, IP5... desgraça!
É inacreditável o facto da maioria das obras na nossas vias serem feitas em pleno verão. Parece de propósito estarem à espera dos turistas (internos e externos) para abrirem buracos por todo o lado.
A quantidade de rotundas também é fantástica! E todas com essa máxima expressão da arte pública: esculturas e mais esculturas. De todos os tipos e feitios. Algumas invocam (lembram minimamente...) algum facto mais relevante do local (da aldeia!). Outros são simplesmente abstractos! Obras de autor para enfeitar rotunda, a preços astronómicos, pagos por todos nós! Eu sei disto pois a minha irmã é escultora e tem a sua tese de licenciatura sobre esse assunto.
Quando viajavamos pelas belas auto-vias e auto-pistas espanholas, que já ligam a maioria do país, ouvimos o anuncio do governo: investimentos gigantes para todos os pueblos estarem a, no máximo, 30 Km de uma auto-estrada. A isso somam-se os investimentos também gigantes em linhas ferróviárias, nomeadamente de TGV. E aqui acha-se isso um luxo asiático...
Enfim.
Espanha está realmente em grande. E estão em contraciclo conosco. Aqui estamos desde à cinco anos apertar cada vez mais o cinto. Em Espanha(nas Espanhas) estão desde há cinco anos a desapertar o cinto. Eles tiveram durante muitos anos a maior taxa de desemprego da Europa. Nós a menor! Agora as coisas rodam...a roda da vida.

No comments: