1.2.06

Saramago

Nunca li nada de Saramago. Em parte porque não leio muitos romances. Em parte porque a personagem me irrita um pouco. Nem sei porquê. Talvez as suas birras com Portugal, ou com o nosso governo…Talvez pelo seu lado ideológico sempre tão presente e explorado, pelo próprio e sobretudo pelos outros (especialmente os mestres da exploração: os jornalistas). Talvez seja isso. Irrita-me a sua crença. Talvez seja simplesmente inveja e preconceito.

Mas há pouco tempo li uma entrevista com o “nosso” Nobel, que aqui por Espanha acumula capas de revistas, e senti alguma simpatia e identificação.

É interessante notar a sua incrível jovialidade. Eu, se chegar aquela idade, quero estar assim. Activo e lúcido.

Por outro lado transmitiu-me a ideia de ser muito mais simples e despretensioso do que eu o imaginava.

Fala assumido. E isso é de louvar mesmo se não concorde com as suas convicções.

Por exemplo.

Sobre o PCP: “ Somos lo que somos. No tenemos porqué entrar en una falsa cosmética. Los comunistas seguimos creyendo que los problemas del mundo se arreglan con una distribución más equitativa de la renta.”

Sobre o Bloco de Esquerda: “Una izquierda independiente muy activa, pero que rechaza todo que tenga que ver con el PC. Les damos naúseas.”

Sobre ideología: “otros me dicen que pongo demasiada ideología en mis libros. Para ellos, lo mío es ideología y lo suyo no. La religión católica no lo es. Las convicciones pro sistema no lo son. Sólo es ideología si eres marxista o comunista.”

Sobre a morte: “cuando llegue mi hora, entraré en el nada, mi disolveré en átomos, y ya está, como hizo mi perro hace dos meses.”

Sobre MUDAR O MUNDO: “El arte no es capaz de cambiar el mundo . El escritor no debe de adoptar una postura mesiánica. Yo me comprometo, pero no pongo ahí ninguna esperanza.”

5 comments:

Anonymous said...

Gostei da parte da morte.

O Nada que se manifesta como Tudo e que retorna para o Nada...

Abraços mano e força para a escola!

Marco

Jorge Ventura said...

Comecei uma vez o Memorial do convento mas não fui além de 3 páginas.Infelizmente para mim o Saramago escritor está bloqueado pela opinião que tenho do Saramago político.É um preconceito , negativo como todos, e um dia , se calhar, vou fazer um esforço e ler um livro inteiro do homem.

Ana Heitor said...

Olá António,

é, ler Saramago não é fácil. Só li alguns livros dele, mas aquele que mais gostei foi o "Ensaio sobre a cegueira". Se tiveres oportunidade lê esse livro. É daqueles livros que depois de começar não apetece largar o livro.

Boas leituras

Anonymous said...

Eu li Saramago na escola pq fui "obrigada"! A maneira como escreve sem pontuaçao ñ me agrada nada. Reconheço q tb só há pouco tempo começei a gostar de ler e se calhar se o lesse agora, com outros olhos, teria uma visao diferente dele. Bom, quem sabe um dia me anime ...jajajajjajaaj

Um beijinho
Mar

Anonymous said...

Até tu e eu temos coisas positivas, apesar de tudo! (Não te preocupes não vou revelar as nossas actividadse secretas em pró de uma ditadura luitonina)