15.4.06

Surf in town

Surf `s up!

Aos poucos lá vou reintegrando o surf na minha vida. Uma ou duas vezes por semana.

É tão bom. Prazer, desafio e novidade constante sem sair da mesma actividade, nem que seja sempre na mesma praia! Uma pratica, não intencional, de integração.

Desde há dois meses que tenho feito surf sem corda!

A maioria das vezes em mares pequenos de até um metro. Mas ontem, por exemplo, vinham uns “sets” grandões com mais de 1,5m. Já metia algum respeito, pois nem havia canal…

O bom de surfar sem “leash” que que nos auto programamos para não depender dessa rede de segurança. E acabamos por nos adaptar! Acabamos por cair muito menos, e passado algum tempo já arriscamos quase tanto como antes. E até com mais sucesso. E, claro, de vez em quando, lá nadamos até a praia, o que só contribui para a boa forma.

E daí surgem boas analogias com a vida em geral…

A vida na qual, mais tarde ou mais cedo, temos de arriscar e viver sem a rede de segurança (quase sempre a familia). E quando tiramos as rodinhas auxiliares que nos mantinham em equilibrio vemos que até já sabemos andar e manter a estabilidade. Ou pelo menos, conseguimos fazê-lo a maioria do tempo! Porque sempre há uns tombos garantidos pelo caminho…

5 comments:

Jorge Ventura said...

'E isso miudo, o Mar faz sempre falta!!! Mesmo que sejas um gajo do mais equilibrado que existe, um bocado de maresia contribui sempre.Logo me dizes como estao as ondas em Gijon.E ja agora, sempre ha a'i uma marina grande ou que?
Abracos

PsiTra said...

Vai dizer ao ppl d Mavericks p surfar sem leash! :P

Anonymous said...

Mais um comentáriozinho daqueles...

Cada um que surf como quer... até de ancora! Melhor ainda: não surfem!

Mas se há uma situação onde o leash tem pouca importancia é em Mavericks grande...

Aliás, em mares grandes, ser apanhado no inside e ter leash não é própriamente uma vantagem. Até é perigoso.

Havia um madiê das antigas, chamado Peter Cole, que até há poucos anos surfava Waimea gigante sem leash...dizia que nao precisa, era mais puro, concentrava-se mais e ainda contribuia para manter a boa forma! E há poucos anos ele j a tinha mais de 50 anos...


António

PsiTra said...

nunca vi uma baboseira tão grande. p já waimea é "pekeno" comparado c mavericks.2º toda a gente surfa lá c leash (apesar d perigo d inside) pq qd levas c elas e tas completamente fdd debaixo unica maneira d t safares é agarrares a leash e encontrar caminho p cima ;)
bons embirranços!

Anonymous said...

As certezas inabaláveis de quem nunca surfou nada com mais de 1 metro!

É como vossa excelência queira...

Ant