18.6.06

Viagens

On the road

Uma saga que começou à cerca de dois anos.

Em Agosto de 2004 fomos a Itália. Génova, Bolonha, Veneza, Verona e sobretudo Milão. Foi bom. Já tinha estado em Itália e comprovei o que já sabia: é lindo! Só tem é demasiados italianos! E os italianos são demasiado…italianos! Burocracias Kafkianas, preços exorbitantes, excessivamente turísticas, homens que vivem em casa da mãe até aos 35… É lindo, muito bonito para passear, mas acho que pessoalmente não gostaria de lá viver.

Voltamos e poucos meses depois fomos passar o meu aniversário (01/12) a San Sebastian. E apaixonamo-nos pela cidade. É realmente fantástica. Decidimos ir para lá viver. Por isso voltamos na Páscoa para fazer um cursos de espanhol e averiguar o mercado imobiliário.

Entretanto rumamos ao Brasil. Para fazer o nosso estágio profissional de um mês na Sede Central (Unidade Jardins, São Paulo) e na Uni-Yôga. E foi muito bom. O estágio e sobretudo estar lá perto do Mestre que tanto inspira. Durante a estadia, que se estendeu a dois meses, ainda fomos a Florianópolis para o Festival Internacional de Yôga, um dos maiores e seguramente dos melhores do mundo! Por fim ainda passamos uma semana em Curitiba, a melhor cidade do Brasil. Para quem vai de São Paulo parece um paraíso. Como extra tem uma grande quantidade de escolas da Rede DeRose, sendo algumas delas as melhores escolas de Yôga que já vi. Muitos muito boas. Obrigado ao Professor Rogério Brant, director da Unidade Ato da XV, que nos acolheu.

De volta passamos uns dias em Portugal e já corremos para Espanha de novo, para decidir definitivamente para onde viríamos viver. Tínhamos muita curiosidade sobre Gijón e Barcelona, que eu não conhecia. Gijón agradou-nos. E Barcelona também! Muito. Barcelona é a minha cidade preferida (a seguir a Lisboa, claro…hehehe). Mas Gijón, para viver, pareceu-nos ainda melhor! Foi difícil decidir, mas após duas semanas já estávamos de novo em Gijón a fazer prospecção imobiliária! E cada vez me congratulo mais pela decisão. A cidade é realmente fabulosa.

Entretanto passamos uns dois meses em férias forçadas em Portugal, entre o Porto, Lisboa, Alcobaça e Nazaré. Foi um grande stress com Bancos para fazer um negócio que não se fez! Mas aprendi bastante.

Ainda bem que não se fez pois acabamos por fazer outros melhores.

E cá estamos, instalados e a levar a nossa escola para a frente, o que, entre $ e burocracias não é simples nem rápido! Mas faz-se.

Depois de me fixar (será que se pode dizer isso?) já fui um fim-de-semana a Paris, e voltei cinco vezes a Portugal…E parece-me que nos próximos dois meses voltarei a ir, provavelmente mais do que uma vez! Ontem fomos conhecer Santander, a duas horas de aqui, e que é mais uma cidade tipo esta: tamanho médio e muita qualidade de vida!

Nestes entretantos fazer 700 Km tornou-se coisa simples e banal…

Nos últimos 13 anos ainda não vivi mais do que dois anos seguidos no mesmo local. Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Baleal, Lisboa, Porto, e agora Gijón. Com idas e voltas e mudanças de casas! E adoro viajar. Ainda quero viajar muito mais, para todos os quadrantes. Tenho fascínio pelos EUA, Canadá e Austrália. E pelo Brasil, claro!Já agora, também Índia e Marrocos, aqui tão ao lado! Gosto de ir aos locais e também da viagem até lá. Acho que tenho algo de vagabundo aventureiro. Mas agora quero assentar. Estabilizar e construir algo. Conseguirei?

14 comments:

Humor Negro said...

Estás viciado em globetrotting, António?

Anonymous said...

É só querer. É preciso muito sankalpa, a vontade de querer ainda mais tudo isso e a intenção de fazê-lo tornar-se realidade.

Anonymous said...

Penso que podes recuperar a força e optimismo do dia 1/12/2004. Está tudo dentro, é só deixar sair outra vez...

PsiTra said...

Não!!!!!!!!!!!!

Inha said...

Ufa! Como é que se consegue um pedal desses??? :D))))És descendente de alguma tartaruga, só pode!

Jorge Ventura said...

Acho que não , mas que consegues ( provávelmente já conseguiste) atingir um equilíbrio ( sempre equilíbrio...).tens a tua vida organizada , o sítio onde trabalhas e vives com a tua família mas nunca deixas de reservar o necessário para ir sempre explorando, conhecendo e aprendendo.
Entretanto por falar em road trips , está no ar uma visita a Gijón,o Carlitos, o Maestro e eu.
Grande abraço e que continues com esse ritmo saudável de andar por aí.

Jorge Ventura said...

quando digo q acho que não , refiro-me mais ao estabilizar do que ao construir algo.Uma não é condição da outra

Joana Correia said...

A anonima era eu mesmo. A força por detrás de ti.A força que deu os passos do teu lado durante esta larga viagem.

Anonymous said...

quero ver deus com os meus olhos, kero ser luz, kero transmitir a minha vida por rádio!!! kero ser feliz e dar muito amor ao mundo, kero desprender-me de tudo na minha vida, kero ser livre, livre, livre...

António said...

Relembrando a música do Gilberto Gil...

Aos meus amigos da nossa cidade: AQUELE ABRAÇO!

Claro, sejam bem vindos. Vão gostar!

Anonymous said...

a paz, o pão, a saúde, habitação...educação!
AAAAiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii só há liberdade a sério qd houver liberdade de mudar e decidir qd pertencer ao povo o q povo produzir, QD PERTENCER AO POVO O Q POVO PRODUZIR!!!!!!!

Anonymous said...

"Quando partires em direcção a Ítaca,
que a tua jornada seja longa
repleta de aventuras, plena de conhecimento.

Não temas Laestrigones e Ciclopes nem o furioso Poseidon;
não irás encontrá-los durante o caminho, se
o pensamento estiver elevado, se a emoção
jamais abandonar o teu corpo e o teu espírito.
Laestrigones e Ciclopes, e o furioso Poseidon
não estarão no teu caminho
se não os levares na tua alma,
se a tua alma não os colocar diante dos teus passos.

Espero que a tua estrada seja longa.
Que sejam muitas as manhãs de Verão,
que o prazer de ver os primeiros portos
traga uma alegria nunca vista.
Procura visitar os empórios da Fenícia
recolhe o que há de melhor.
Vai às cidades do Egipto,
aprende com um povo que tem tanto a ensinar.

Não percas Ítaca de vista,
pois chegar lá é o teu destino.
Mas não apresses os teus passos;
é melhor que a jornada demore muitos anos
e o teu barco só ancore na ilha
quando já estiveres enriquecido
com o que conheceste no caminho.

Não esperes que Ítaca te dê mais riquezas.
Ítaca já te deu uma bela viagem;
sem Ítaca jamais terias partido.
Ela já te deu tudo, e nada mais te pode dar.

Se, no final, achares que Ítaca é pobre,
não penses que ela te enganou.
Porque te tornaste um sábio, viveste uma vida intensa,
e este é o significado de Ítaca."


KONSTANTINOS KAVAFIS (1863-1933)



Das palavras que fizeram mais eco em mim... Pode ser que façam algum sentido dentro de ti também.
Boa jornada! Foi/é/será um prazer encontrar-te pelo caminho.
Beijos!:)

António said...

Claro que fazem...muito!

Anonymous said...

Viva a liberdade!Viva o anarquico-sindicalismo!