3.10.07

Montanhismo - Asturias


Uma das coisas que mais agradável me pareceu nas Asturias foi o acesso privilegiado aos Picos da Europa, que oferecem condições óptimas para quase todo tipo de practicas de (baixa) montanha. Desde logo senderismo (treking) e escalada que são o que mais me atrai, mas também canoagem, espeleologia, etc.

Há pouco mais de um ano atrás tive as minhas primeiras experiências de montanha. Foram os preliminares. A primeira foi uma caminhada até um pico ultra facíl depois de umas 4 horas de caminho fácil que não alcançamos devido á tão característica neblina. Outro pico já um pouco menos acessível onde optamos por não subir os últimos metros porque tinha umas “passagens aéreas” levemente arriscadas que obrigavam a uma cuidadosa e lenta abordagem que colocava em causa o tempo de regresso seguro. Esse foi no maciço oriental, já para os lados da Cantábria. Entretanto fizemos um desfiladeiro "de las xanas", facil, rápido e lindo. Bebi agua do rio e fiquei dois dias de barriga afectada. E finalmente o primeiro pico alcançado, com condições nevadas e um dia lindo, na cordilheira cantábrica (lado ocidental). Foi o primeiro orgasmo.


Há cerca de um mês atrás tive aquela experiência que considero a perda da minha virgindade. Travessia em solitário de dois dias, com pernoita em refugio de montanha (Vergarredonda), em pleno maciço ocidental, partindo dos Lagos de Covadonga para alcançar o refugio após umas 3 horas e subir mais duas horas até ao miradouro dos Ordiales, com uma vista absolutamente magnífica par aum canyon do lado ocidental dos Picos. À volta fiz um desvio a meio caminho, em absoluto solitário, por dentro de um bosque até ao leito de um rio, que atravessei após descanso para banho e comida, e a partir do qual tive de procurar o caminho de saída. Foi mágico. O melhor momento seguido do pior, quando estive cerca de uma hora desviado do caminho certo, perdido por um terreno horrível e em pleno sol tórrido. Foi a minha iniciação. Adorei.

Há duas semanas subimos (eu e a Joana) ao pico mor: Uriello. Impressionante. Nas fotos nem se vêem, mas naquelas paredes enormes e verticais há vários gajos a escalar! O passeio até lá também é bem bonito, e faz-se relativamente bem: 3 horas a subir, duas e meia a descer, desce o ponto de estacionamento já bem dentro e subido na montanha.

Dizem que a montanha vicia. Aqui é um desporto quase de massas e já conheci alguns viciados. Não creio que me vá viciar, mas estou a adorar integrar-me a esta actividade.

Adoro estar lá fora, bem metido dentro dos montes e vales.

No comments: