Como conhecer...
Como conhecer?
Quando se visita uma cidade o que se deve fazer para conhecê-la?
Imagine-se um cenário bastante comum: dispoe-se de apenas alguns dias, e nao se conhece ninguém local.
Acredito qu eo melhor é tentar fazer o máximo possivel o que os locais fazem. Mas como sabê-lo?
Os guias sao feitos para turistas verem as cidades, nao para as "viverem".
Acho que nos primeiros momentos (horas ou dias, consoante as dimensoes da cidade) tem de fazer-se o percurso turístico habitual. Ver o centro. Passear a zona histórica (ou pelo menos a mais antiga).
Em geral evito os museus. História é melhor procurá-la em livros especializados. E museus os locais nao frequentam. É coisa de turista.
O que faz as pessoas serem o que sao? Como as pessoas se comportam? Para que?
As pessoas sao o que consomem. Consumir é a forma mais directa e comum de participaçao. E participar é integrar-se, que é o que todos querem. Assim, procurar o que as pessoas consomem (fisico, emocional e psiquicamente) é o caminho certo para conhecê-las mais rápida e profundamente.
O que lêem? O que comem e bebem? Que filmes assistem? Qu eroupas vestem? Etc....
Para conhecer as cidades deve-se ir mais além dos jardins e da arquitectura das ruas mais históricas, ond ehá muitos escritórios e lojas, mas quase nenhuma familia... À que andar pelas zonas residênciais e conhecer os locais onde os locais realmente habitam. Informar-se das principais actividades economicas e se possivel frequentá-las, nem que seja de "passeio". Mas o ideal é conhecer o comércio, os cafés e restaurantes, os bares e discotecas. Esses sao os locais de maior consumo e reuniao das pessoas. Onde é mais facil encontrá-las e percebê-las.
E, claro, saber que em alguns dias dificilmente vamos conhecer realmente bemuma cidade e suas gentes. As grandes metrópoles ás vezes demoram anos, ou até vidas! E o tempo pode revelar surpresas positivas e negativas. Pode gerar saturaçao desgastante e, ainda frequenete, hábito e enamoramento. Mas sentir o local, a sua vibraçao e até caracter, isso é quase instantaneo. Intuitivo.
No comments:
Post a Comment