23.9.05

Merecemos

Nem sei bem o que pensar!

Sou firme apoiante do principio de que as pessoas são inocentes, pelo menos, até o tribunal as declarar culpadas. A presunçao de inocencia é um principio básico e muito importante. Senão os julgamentos sumários, as calúnias e insultos seriam ainda mais frequentes e graves, criando caos na vida social!
A isto ainda somo o facto de saber que quando alguém se destaca logo tem muitos a apontar-lhe o dedo, a acusa-lo(a) de tudo e mais alguma coisa, muitas vezes com base em pura imaginação e com intenção de prejudicar. Enfim. A inveja dos pequenos nunca é desprezivel!
Acresce ainda eu não ter conceitos muito rigidos quanto a "seriedade" e honestidade...
Este é o preceito moderador.
Ainda assim!
Este caso da Fátima Felgueiras mete nojo. Este e outros do genero.
No nosso país o clima geral é de impunidade. Especialmente de quem tem algum poder, principalmente político.
A Sra ainda não foi condenada por nada. Mas fugiu á policia e a justiça! Fugiu e voltou quando e porque quis. Com apoios populares e políticos! E para se (re)candidatar á presidência da Câmara municipal!
E tem á sua chegada manifestações de apoio popular com gente a beijar a sua foto como se se tratasse de uma santinha!
Há uns dias atrás , no jornal "Público" estava destacada uma farse que dizia alguma coisa deste genero: no Japão se alguém é acusado de corrupção cai em desgraça e é muito provavel que se suicide. Cá vira superstar e ganha publicidade para se candidatar a cargos públicos!
Dá vontade de dizer que temos o que merecemos! Merecemos ter o que somos!

3 comments:

Anonymous said...

meu amigo este caso choca me tanto quanto a ti.
o aspecto que mais me choca é precisamente aquele que foste capaz de resumir tão claramente... fiz uma extrapolação imaginativa que me juda a compreender o fenómeno de um povo que permite que tal indignidade aconteça... alguém se lembra da divisãoo clássica clero/nobreza/povo??

Ao contemplar casos destes fico a pensar se portugal não terá ficado preso numa idade média ( ou será só memória genética )... na qual o povo aplaude os senhores que com eles foram simpáticos e os nobres protegem- se etre si, em acordos (mais ou meos ) de bastidores. A corrupção tolera -se porque é o comportamento de quem tem poder... porque sempre assim foi...

Razão suficiente para emigrar para paragens mais arejadas em termos de mentalidades.
idealmente para sitios sem tradição... na impossibilidade para culturas que não assentem na corrupção institucional... e esperada como se fosse natural!!!

Ass. Carlos Cidrais

António said...

Nao sabia dessa de Israel! Também é interessante.

E também nao sei quem é o Columbano!

Anonymous said...

mea culpa mea culpa mea culpa...

foi um erro....nao era o columbano bordal pinheiro e sim o rafael bordal pinheiro..o inventor da caricatura do ze povinho!

vou ja fustigar-me....

L