19.5.06

Pensar em grande

Tamanho conta!

Nesta última viagem passei mais uma vez pelo aeroporto de Madrid: Barajas!

Certamente há por aí coisas bem maiores, mas eu sou um pouco provinciano e dou-me ao direito de ficar impressionado! É grande! Só o terminal 4 é maior que o nosso da Portela! E estão a aumentá-lo!

Nós (sim, sou portuga) ainda andamos com m##### sobre se havemos de construir um aeroporto com condições ou não…

Mas há mais: aqui estão a ligar o país todo com comboios de alta velocidade. Em Portugal o TGV parece ter ficado na gaveta…

As auto-estradas, que já são bastante boas, vão ser elevadas a um novo patamar, tanto em extensão como em qualidade! E, ao contrário das nossas, a esmagadora maioria são pagas directamente pelos impostos!

Eles têm campeões no ténis, na F1, no Futebol, Golf, etc. O orçamento de estado deu, pelo segundo ano consecutivo (acho que estou certo) superavit!!!!

É por estas e por outras que Madrid ainda é o principal epicentro económico-cultural dessa coisa gigantesca chamada Hispânia. A cultura de língua castelhana.

E é por estas e por outras que Lisboa é uma cidade adicional e de menos importância na Lusófonia. É triste ver que o Brasil salva mais o português que os portugueses (irrita-me profundamente ver os portugueses a falar “brasileiro”. Nós dobramo-nos!).

Adoro Lisboa e Portugal. Mas fod###! Há que pensar em grande!

Não é que eu seja o maior em coisa alguma, mas cansa o espírito tacanho que reina entre grande parte dos portugueses.

(O mais ridículo é que aqui queixam-se tanto, ou ainda mais, que em Portugal! Tá tudo mal…)

3 comments:

Anonymous said...

É assim com nuestros hermanos e na Big island também... é de loucos a fraca noção que as pessoas têm da qualidade do seu "sistema" (em relação ao resto das coelheiras)!
E lá na terrinha nem sequer se pensa pequeno às vezes... normalmente nem se pensa! Eu acho que a mentalidade lá ficou presa nos gloriosos tempos arcaicos dos descobrimentos... ainda há quem pense que é heroí!

¿¿¿¿¿QuiéndijoqueeltamañoNOimporta?????Esgrandeeeltamañosihaceladiferencia...losabes! unisonoBabe

andalsness said...

Oh, e a expo e o ccb??

Anonymous said...

A mentalidade tuga infelizmente sempre foi tacanha e provinciana. Se alguma coisa em Portugal não evoluiu foi precisamente a mentalidade das pessoas.
Temos de querer alcançar mais, de pensar em ter mais e de ganhar mais confiança em nós próprios. Foi essa a política em Espanha, e com isso eles conseguiram imporem-se na Europa.
É só fazermos o mesmo!!!