21.7.06

Picos de vários tipos...

Montanhismo

Aos poucos vou entrando no mundo do montanhismo.

Gosto das montanhas. Dos espaços amplos, abertos, desérticos e selvagens. Prometem e permitem alguma aventura, desafio, contemplação, beleza… É como o mar.

E as montanhas também são uma metáfora. Tal como os montanhistas se expressão e descobrem na montanha, conhecendo os seus limites e ultrapassando-os, alcançando metas que talvez não imaginassem, também a vida está plena de “montanhas”. Montanhas muito mais íngremes e imprevisíveis. São picos e encostas que se formam a todo o momento em todos os aspectos da existência.

Por exemplo, no campo dos relacionamentos. E claro, nos amorosos, os mais desejados e altos de todos. Os desafios que se revelam são oportunidades constantes para nos conhecermos melhor. Em detalhe. Aí encontramos todos os nossos condicionamentos, tendências e limites. São montanhas eternamente cobertas por um manto de fogo que chama na sua direcção e que nos obriga a aprender, auto-superar e evoluir. Ou pelo menos mudar.

2 comments:

Sonia Ferreira said...

Ai é que está o gozo todo: Não é chegar ao topo mas... escalar a montanha, porque aí, quando chegas ao topo o que queres é subir uma outra, ainda mais alta claro!
E, é como tu dizes, nas adversidades que vamos auto-superando que (também) nos vamos descobrindo... como se a vida nos estivesse a pôr à prova, o tempo todo! E como é bom ;)!

Humor Negro said...

António, meu provocador virtual, recomendo-te um passeio sobre o bog irlandês. Se não o fizeste ainda, e se gostas de montanha, é algo a experimentar.