Passeio cultural
Valle de Dios
Hoje á tarde fizemos um belo e agradável passeio pelas redondezas verdes da região. O tipico passeio cultural! Um amigo levou-nos a um mosteiro cistercense, aqui mesmo ao lado, junto a Vilavicosa.
O conjunto é formado por uma igreja ao estilo pre-romanico e romanico, datada do sec VIII d.c., daquelas pequenas, simples e bem antigas. Ao lado, monges beneditinos, já bastante mais tarde, construiram um mosteiro. Depois de muita história é um mosteiro muito discreto, grande mas que passa bastante despercebido por estar perfeitamnete encaixado num vale tão pouco povoado como encantado. Encantado pela beleza e pelo silêncio.
O mais curioso é que os aposentos dos monjes, que sobram, servem também de estalagem, no qual qualquer um se pode instalar a passar uns dias de tranquilidade, meditação ou simples descanso. E de forma acessivel (contribuição livre). Fiquei com uma vontade enorme de experimentar. Ainda mais nestas alturas do ano, em que as tendências à reclusão, à ascese e à renuncia sempre batem mais forte.
Fiquei um pouco assustado ao saber, pela guia, que já lá tinham ido passar uns dias pessoas "estranhas", vestidas de roupas laranjas e cabelo rapado (!!!), que inclusive levavam estatuetas para fazer rituais, e outras que se abraçavam ás arvores (!!!). Não disse que me dedicava ao Yôga...
Já em Alcobaça, que também é um vale com o maior mosteiro cistercence do mundo, ouvia dizer: os vales atraem os loucos!
Irei incóngnito, de mim mesmo!
No comments:
Post a Comment