28.5.07

Não acredito em milagres mas...

Espanha e finanças

Não acredito em milagres. Mas sim que a sorte (o imponderável, o acaso) tem um papel importante na Vida. Diria que um terço da nossa vida aí se enquadraria.

Há vários factores que podem explicar a situação economico-fiannceira espanhola deste momento. Alguns já abordei antes aqui. Nomeadamente:1-o factor tamanho. Tamanho do país e tamanho do mercado, que é ainda maior se tivermos em conta que a Espanha ainda é referêncial para todo o mundo de lingua castelhana, a segunda mais importante do mundo. Esse tamanho permite as chamadas economia de escala. 2- Por outro lado Espanha está directamente conectada a França, e não é por acaso que quanto mais chegadas a França mais ricas são as regiões espanholas. 3- E há ainda outra derivação do tamanho: aqui existem muitas cidades médias com enter 100.000 e 500.000 habiantes, espalhadas por todo o território e principalmente a norte. E é nessas cidades qu esse concentra grande parte da população que, assim, é tradicionalmente urbana, ao contrário da população portuguesa que até há poucas decadas era essecialmente rural. É a diferença entre cultura da revolução industrial e uma cultura de agricultura de subsistencia.

Ainda poderia reparar que a Espanha não gastou balurdios em guerras coloniais perdidas à partida. E que é um país na moda e com sol e que dá rende muito dinheiro em Turismo...

Ainda assim, há coisas que alcançam o inexplicável.

Pelo terceiro ano ocnsecutivo vai haver uma situação de superavit na execução orçamental! Sim: superavit. O contrário daquele defict que Portugal luta há muitos anos para conter nos -3% que acordou (como pior cenário possivel) ao aderir ao Euro. Defict que significa dívida, que mais tarde ou mais cedo alguém tem de pagar! E não se consegue isto por contenção nas despesas do Estado. O que se passa é que a economia está a render mais. Cada vez mais. E mais que as previsões. Tanto que já reviram em alto (outra vez) as previsões de crescimento para este ano. E o desemprego está a bater minimos históricos para Espanha (ronda os 8%). E a Espanha não tem petroleo (mas tem industria petrolifera)nem grandes minas...

Mesmo que este autentico esplendor financeiro não tenha correspondência numa tão grande solidez economica (o desiquilibrio da balança comercial agrava-se)não deixa de ser admirável. Incrivel mesmo! E inexplicável. pelo menos para mim...

(Claro que para os espanhóis, principalmente os que são da oposição, está tudo mal...)



2 comments:

Daniel De nArdi said...

Antonio
Obrigado pelo elogio ao meu blog, comecarei ( estou num mac, nao sei colocar acento aqui) a ler o seu tambem.
Tenho alguns pontos importante a fazer sobre o sucesso espanhol.
O fato mais importante que aconteceu com este pais foram os 8 anos que Aznar o comandou com sua politica liberal. Neses anos o pais viu seu pib crescer em media 8% ao ano.
Nao acredito q isso tenha acontecido de maneira imponderavel.
Aznar agiu em pontos que todos os paises q desejam se desenvolver, devem atuar, sao eles:
1. Reformas precisam ser feitas.
O politico as evita pq normalmente elas tocam em feridas de pessoas com statuos quo. Como ele se preocupa mais com a boa imagem do q com fazer as coisas certas, sempre se distancia de mudancas.

2. Reducao do Estado.
Ja esta mais q provado q o Estado deve diminuir, possibilitando que a iniciativa privada se desenvolva. Boa gestao dos gastos publicos é essencial para o desenvolvimento do país. Um estado inchado, gera mais impostos para pagarem suas contas o q dificulta o crescimento empresarial. A reducao de impostos ao contrario do q os governantes pensam aumenta a arrecadacao, pois diminui a informalidade.

3. Investimento em infra-estrutura atraves de PPPs
As parcerias publicas-privadas sao a grande saída para um pais q nao tem recursos para investimentos fundamentais para se crescer. Existe um estudo que compara crescimento do PIB com investimento em infra-estrutura quanto mais se investe mais se ganha.
Nao acredito q tenha sido a proximidade a Franca q fez a Espanha se desenvolver, nos 20 anos antes de Aznar, q sucederam a ditaura a Espanha manteve 12 milhoes de empregados.Em 20 anos nao se gerou um unico emprego. Em 8 anos do governos libral 6 milhoes de pessoas foram empregadas.
Antes de Azanr assumir a Espanha nao preenchia um unico requisito basico para entrar na Uniao Europeia. Eles nao apenas conseguirma todos como de quebra adentraram ao G8. O crescimento de 64% do PIb deve servir de inspiracao para todos os governates, pois uma coisa é crescer um país pauperrimo como a India outro é uma economia estabeleciida como a Espanhola.
Para finalizar o que falta em governos como o do Brasil e de Portugal é coragem e lideranca para se fazer as coisas certas, pensar em longo prazo e depois colher os frutos.
Forte abraco, espero reve-lo em breve.

Jorge Ventura said...

concordo, To , e tambem acredito que a mesma sorte protege os audazes.E os preparados.Isto vale tanto para paises como para pessoas.Aquele abraco.