2.2.08

O meu barbeiro hacker

Sempre gostei de ir ao barbeiro. Não só para cortar o cabelo. É tudo. O estar, ler aquelas revistas e jornais que só lá leio, a cadeira confortável, a massagem no couro cabeludo...

Provei muitos. Provei os antigos tosquiadores que seguiam tradição familiar e faziam aqueles cortes simples e garantidos. Provei os cabeleireiros das senhoras. Provei os modernos cabeleireiros da moda. É interessante comprovar que os melhores foram, e são, os primeiros, os tosquiadores, cada vez mais raros.

Pois cá em Gijón, depois de vários desacertos, e para grande tristeza da Joana, encontrei um desses antigos barbeiros seguidores da tradição familiar. Ou melhor. Herdou o negócio do pai. Mas o gajo é completamente freak!

O lugar tem uma decoração pobre e descuidada até para os padrões de um antigo barbeiro. O tipo em si tem uns 45 anos, é coxo e vê mal. Deixa sempre algumas pontas por cortar, e alguns pelos da barba são-lhe mais ou menos invisíveis, ou pelo menos ficam sempre alguns por aparar.

Mas o mais sui generis é que ele, além de ter conversa para tudo,como qualquer barbeiro ou taxista, é um verdadeiro entusiasta da informática. A barbearia tem duas cadeiras de corte, mas só uma é utilizada. A outra tem em frente um computador portátil sempre ligado! Sempre que vou ele dá-me dicas, lições e até verdadeiros cursos de informática. Às vezes deixa-me CD´s com programas vários, tipo Cad 2008, Gparter (para particionar discos duros), distribuições de Linux, etc. E não é só a mim. Há até quem lhe leve os computadores para ver se ele soluciona os problemas, o que ele faz com gosto. Só nesse portátil que tem na barbearia tem 5 SO instalados paralelamente: Windows XP; Windows Vista; Mac OX (!); e 3 distribuições diferentes de Linux: UBUNTU 7.04, Mandriva e Open Suse. Naturalmente não paga conexão à internet, pois “cola-se” a alguma das linhas wifi que há na rua! Nesta ultima vez que fui lá estava deleitado com a sua última aquisição: um novo portátil DELL de gama alta, para desfrutar em casa sem ser incomodado pelos demais, e poder explorar melhor programas como CAD, 3D studio MAX, e outros desse gênero de programas profissionais! Uma vez perguntei-lhe para que raios queria saber tudo aquilo e ele diz-me com um misto de naturalidade e estupefação: “?!pero no sabes tu que conocimiento es poder?!”

!

É assim o meu barbeiro. O melhor que já tive.

Leva 7 euros e meio o corte.

3 comments:

PsiTra said...

Isso faz-me lembrar o velhote que ía ao mecânico encher o pneu e aproveitava para arrancar os dentes! :) e até passava antibiótico!

Anonymous said...

Pois amigo, este nao e historia...e real! rsrsrrsrsrsr

Anonymous said...

Por acaso também não é história, passa-se pelos lados do Seixal ;) amigo tó :)