2.2.08

Um croissant vegetal especial

Vegetarianos em Espanha!

Os vegetarianos que já viajaram a Espanha de certo logo se aperceberam que este é um países do mundo que menos facilidades cria aos vegetarianos. Não é que passemos qualquer dificuldade, mas é que em qualquer outro país, não só há mais vegetarianos e restaurantes especializados, como a cozinha tradicional é mais abundante em ofertas vegetarianas ou muito facilmente adaptáveis (basta não comer a porção de carnes). E mais importante: na maioria dos países o conceito de vegetariano é mais ou menos simples e bem definido. A maioria das vezes até é definido restritivamente, fazendo com que as respectivas comidas serem privadas de qualquer alimento de origem animal, e vendidas com intuitos de supostas dietas ou saúdes (“orgânicos”; “naturais”; “biológicos”).

Pois em Espanha o caso é um pouco diferente.

Por quase todo lado o “sanduíche vegetal” na realidade leva...atum! E ovo. E se este não é carne, também não é vegetal. Mas atum, em todo mundo é carne. Carne do mar, mas carne. Ou peixe, esse outro nome para carne do mar.

Esse é apenas o caso mais comum. Mas esta semana tomei conhecimento de outro um pouco mais interessante.

Numa das mais comuns cadeias de supermercados citadinos, na secção de padaria, vi algo que nunca tinha visto antes: “croissant vegetal”.

Como já vivo por cá há quase 3 anos tomei o “vegetal” com desconfiança, mas com interesse, nunca se sabe quando as coisas mudam.

Perguntei à senhora que atendia: Qué lleva el “croissant vegetal”?

Ela respondeu: jamón y queso!

Eu que até já estou precavido para estes episódios não pude deixar de ficar atônito pelo segundo suficiente para parecer pasmado e logo começar a sorrir.

Em geral isto é suficiente para mim. Nem costumo fazer mais perguntas. Aceito a realidade tal como ela é. Mas neste caso não resisti.

Em tom de quem não está a entender disse: vegetal?...jamón y queso...

Ao que ela disse com toda a naturalidade: sí, vegetal, jamón y queso.

!?!

Vale, gracias...

Eu já sabia que os Espanhóis consideram o jamón (é o mesmo que em Portugal o presunto, mas com muito mais variedade, marcas, etc.) numa categoria especifica, separada da simples carne! Mas ainda não me tinha apercebido que jamón era vegetal. Tal como o atum!

5 comments:

PsiTra said...

Deixa mas é essa terra de merda e volta mas é para o nosso paraisozinho! Cá é só o bacalhau e o fiambre que não são carne :)

Anonymous said...

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Anonymous said...

mas eu tenho uma história melhor... uma vez, num casamento, os noivos pediram um prato vegetariano para mim, e quando o empregado veio à mesa perguntou "o prato vegetariano é da senhora, é com peixe ou com carne?"

....................???

desculpa, mas ganhei ;)
beijinhos, espero q esteja td bem ctg :)

Simão said...

lol

tb tive dessas experiencias qnd estive em espanha. Realmente eles são adeptos fervorosos da carne... vegetais é uma coisa de outro mundo eheh. Isso dos atum , ovo, jamon é mesmo mto comum...

abraço

Rafaella Coelho said...

Olá!
Tb já morei na Espanha (adorei), em Salamanca e senti o que os vegetarianos sentem...
Parabéns pelo blog!
Swásthya!