11.5.09

Super interessante!

A normalidade absoluta…

Quando pessoas "normais" fazem coisas "anormais" com a mais absoluta "normalidade"


Hoje, na Sic noticias (um dos poucos canais televisivos onde vale a pena absorver informação, desde que em pequenas doses), vi um programa muito interessante. Escolheram uma serie de candidatos, homens e mulheres, adultos, “normais”, para uma experiência científica. Só que os escolhidos eram as próprias cobaias sem o saberem. Eles pensavam que estavam a ajudar a fazer outra experiência, na qual interrogavam outro suposto participante da experiência (que não viam, só ouviam). A experiência fictícia consistia no seguinte: Faziam perguntas e se o entrevistado errava ou não dava resposta eles (supostamente) descarregavam uma carga eléctrica de potência crescente no entrevistado. Essas (supostas) descargas iam subindo até atingirem um máximo de 450volts!!! Nesse processo de sofrer choques cada vez mais fortes o entrevistado gritava de dor, implorava para o retirarem dali e ficava em silêncio para fingir perda de consciência ou morte.

Resultados: 7 em cada 10 dos “entrevistadores” continuaram a experiência até ao fim! Até descarregarem 450 volts no “entrevistado”. Uma descarga que se supõe fatal! Ou seja, 70% por cento destas pessoas normais deixou-se facilmente envolver num processo no qual tortura e mata outra pessoa, sem grandes resistências. Alguns fizeram-no de sorriso na cara.

Claro que a maioria destas pessoas normais transferiu a responsabilidade para o suposto médico-cientista que estava junto a orientar a sessão e a assegurar-lhes que era essencial e correcto continuar a experiência. Esse médico ainda por cima representava a Ciência, e esta o Bem, tudo cheio de credibilidade. Por isso a maioria dos candidatos simplesmente confiou, transferiu a responsabilidade. Em parte até transferiram a consciência dos próprios actos. Mas ainda assim dá que pensar!

Veja-se que isto não foi passado na ex-URSS, ou na China, ou em algum país obscuro da Africa. E as pessoas submetidas á experiência também não são loucos psiquiátricos. São todos pessoas como nós, como eu, "normais".

O que a mostra esta experiência, que na realidade era uma reposição de experiências anteriores que mostraram os mesmos resultados, é que cerca de 70% dos cidadão "normais", 70% de nós, em condições especificas, não muito estranhas ou dramáticas, simplesmente situações que gerem confiança, credibilidade e ou santidade executam tarefas de tortura e matança sem grandes hesitações, resistências ou sequer avaliações de consciência ético morais. Dá que pensar!

Esta experiência vem no seguimento de outra, nomeadamente da famosissíma experiência levada a cabo na universidade americana de Standford. Ver os links aqui e aqui.

E assim se compreende que cidadãos alemães "normais" se tornassem carcereiros de campos de concentração e extermínio nazis, ou a prisão de Guantanamo, por exemplo.

Sobre este tema sugiro o excelente filme: O leitor.

No comments: