20.11.11

Acerca da função das eleições em democracia



In Publico: "Todos precisamos de respirar de vez em quando, é para isso que serve a mudança de governos", afirma o analista financeiro Juan Ignácio Crespo. "A população necessita de assimilar as situações, atirar as culpas para alguém, por isso as campanhas eleitorais são uma psicanálise colectiva", ironiza.

Para Ignácio Crespo, "através dos actos eleitorais a democracia absorve as tensões sociais". Uma concepção que limita, objectivamente, o efeito de mudança propalada pela propaganda política. "A função dos políticos é mais administrativa, claro que sempre podem existir situações de falso êxito que mais se devem à conjuntura do que à acção política", insiste.


Pois é...

Como diz um professor meu, a democracia é o sistema em que somos regularmente chamados a comprar a propaganda que nos vão fazendo. E, tal como na publicidade nos diz que as petrolíferas são companhias “verdes”, ou que a margarina emagrece, ou que o crédito nos ajuda, etc., também nas eleições nós votamos em quem nos mente a mentira mais agradável. E até sabemos que é assim. Exigimos que seja assim. E votamos em mentiras ligeiras, de males menores, pois sabemos que os outros produtos de consumo são ainda mais tóxicos! Os produtos mais “verdadeiros” são muitas vezes uma mentira total, um sonho, uma ilusão, uma mentira a si mesmos. 


Hoje em dia, como sempre aliás, a economia sobrepõe-se à política. E os nossos votos constantes enquanto consumidores de mil e um produtos, materiais e espirituais, são muito mais decisivos do que o voto político a cada 4 anos. Aliás, esse voto político já não é mais do que um consumo, uma compra, secundária, que muitos potenciais eleitores nem sequer consomem!



Isto não é uma critica, nem tenho nada diferente, ou pelo menos melhor, para propor. Isto é apenas uma constatação. Como dizia o outro, a democracia ocidental ainda parece o menos mau dos sistemas políticos conhecidos pela humanidade. Parece ser ligeiramente melhor, ou menos mau que os demais. Ligeiramente...

Ainda assim, e como sou pela "mediania de ouro", acho que  os Governos/PM, PR, e Presidentes das Câmaras (que deviam ser apenas 10 a 20) deviam ser eleitos para 8 anos. E o sistema constitucional devia propiciar isso. Governos mais estáveis, mais fortes, só fortaleceriam e estabilizariam a democracia. Ligeiramente...

No comments: