16.6.05

MASP

MASP


Hoje fui, mais a Joana, ao MASP (Museu de Arte de São Paulo).
O edifício é o mais interessante. Especialmente por fora.
As exposições que estavam eram as permanentes. E não gostei de quase nada.
Impressionistas não me impressionam muito! A pouca pintura moderna presente também não.
As colecções de pintura francesa, inglesa e italiana também não. O que gostei mais era de um pintor Português! HEHE. Acho que era do José Guimarães..
Já percebi que ao visitar depósitos de arte não se pode ter a ilusão de gostar de tudo. Se encontar alguma coisa que goste já não é mau.
Por outro lado a Joana chamou-me a atenção para o facto de que não é simplesmente gostar ou não. É também saber apreciar e compreender. Perceber através das obres a consciência de quem as fez. É uma forma de conhecer a história também. Acho que me falta mais conhecimentos de história de arte para poder apreciar e disfrutar mais a maioria dos museus.
E paciência também.
Sou típico do meu tempo. Apressado. Não me dou muito tempo para me infiltrar na obra e ser por ela possuido. Já percebi que isso é a forma certa de conhecer as obras e eu ainda não me entrego facilmente a essa interacção. É coisa típica da geração TV a jacto!!!
Preciso de algo bem forte e expressivo para me captar a atenção. Sem som e movimento é mais difícil ser estimulado. Estou mais habituado ao cinema, video e tv. Acho mais rico e atractivo a todos os níveis. Incluindo no aspecto artístico.
Nos museus gosto mais de fotogarfia. Realismo não é reducionismo! E não limita a imaginação nem a interpretação. A mim atrai-me e foca-me. Estimula-me a percepção.
Nas pinturas gosto de cores fortes e contrastes. Aprecio mais as conjugações de cores do que os desenhos, figuras etc.
Gosto de pintura sobre fotografia. Algo bem pop arte atrai-me. Figurativo e colorido. Evocativo da realidade quotidiana. Acho isso bem interessante. Também gosto do oposto: pintura abstracta. Geométrica ou não. E murais.
Adoro grafiti. Mas isso não costuma estar em museus.
Arte sacra é muito bela... nas catedrais!
Enfim...
O que raio é que tudo isso quer dizer sobre mim?
António

1 comment:

Anonymous said...

Aí Tony Brutal... descobrindo Sampa!
Já visitaram a Pinacoteca? Vale a pena, eu curti muito...
Às vezes, no parque do Ibirapuera tem umas exposiçoes interessantes tambem, dá uma conferida.
Por aqui, tivemos ontem o Open House da Tere, uma super festinha... altamente =) Temos saudades... Beijos aos dois - Lê