17.6.05

Panorâmica

Vista panorâmica

Ontem fomos ao topo do edifício Banespa. É o mais alto de São Paulo. 35 pisos.
Finalmente uma visão não cerceada por edifícios. Mas a panorâmica é de prédios e mais prédios...
A panorâmica geral não é de beleza.
Tudo o que existe tem menos de 100 anos. A maioria tem menos de 50. Uma boa parte menos de 25.
Mas o novo não significa mais limpo, nem mais organizado...
É mais dificil na Europa renovar um edifício com 100 anos do que aqui substituir um edifício com 50 anos por outro maior.
Grandes edifícios monumentais de pedra, que marcam a velha Europa, aqui não existem.
A principal avenida de São Paulo, a Avenida Paulista, há 100 anos era uma rua de casas particulares. Nós, na Europa, costumamos chamar ás avenidas pombalinas as avenidas novas... Nessa altura o Brazil ainda era só selva!
O centro, onde está o edificio Banespa (nome do banco), é o mais parecido com o que existe de imponência urbana. Várias sedes de grandes bancos. Mas na rua o aspecto é impressionante pela pobreza! Vendedores ambulantes e respectivos compradores por todo o lado. Ruas sujas. Segurança não é a sensação dominante. Está a meio caminho entre Nova York e Nova Delhi!
Essa zona era a zona nobre há 40 anos. Agora já está totalmente ultrapassada.
A Avenida Paulista, não muito longe, é um pouco melhor. A zona dos Jardins, logo ao lado (onde estamos hóspedados e onde está a Unidade jardins - Sede Central) é das melhores da cidade. Tirando a falta de monumentos, certas ruas parecem Paris pela qualidade hóteis, lojas, cafés, bares, restaurantes e respectivos clientes.
Some-se a isto mais umas "ilhas" dentro e fora da cidade, e umas boas zonas residênciais e de jardins (Moema, Ibirapuera, Morumbi...) e tudo o resto é pior.
Tudo isso é o centro. A zona boa... O resto pouco conheci, mas também não vale a pena. É o pior de São Paulo. A parte negra do Brazil.
António

No comments: